Pular para o conteúdo principal

PRECISAMOS CONVERSAR SOBRE A PRIMEIRA LIGA

Os jogos da Primeira Liga voltaram e com isso o assunto dela também e, sendo assim, não poderia deixar passar.
A Primeira Liga ainda não vingou, você pode pegar as escalações dos times que entraram em campo ontem, ou a própria média de público que verá isso claramente. Porem ela não é e nem pode ser essa chacota que muitos na imprensa e algumas pessoas dizem, digo isso pois a PRIMEIRA LIGA representa todo um movimento de liberdade e autonomia da CBF, ela é a pontinha duma revolução, de uma evolução para um modelo da campeonato mais justo e saudável para os clubes e é por isso que ela não pode acabar.
 Ajudaria muito se outros times como o Corinthians, São Paulo, Botafogo, Sport, Bahia, etc a aderisse? ajudaria, pois aí, financeiramente falando, a pressão e o boicote a CBF poderia ser feito com eficácia, entretanto com os atuais clubes que participam já da para fazer uma Copa mais rentável e atrativa.Vou falar duas  sugestões simples que podem fazer com que ela vingue. Para começar, os participantes podiam levá-la mais a sério, colocando times mais competitivos em campo. Fazendo isso já se "mata" muitos outros problemas de uma vez só, exemplificando, com os times disputando-a de forma séria, o público compareceria muito mais e ele comparecendo muito mais aumenta a renda com ingressos, consumo e TV ( para contratos futuros). Com esses valores de renda subindo, o interesse dos clubes já aumentaria também, tanto se for um clube participante, para ganhar dinheiro e pelo valor que a competição terá, quanto se for um clube que  não participa, já que ele vai querer participar. Sendo assim a Liga cresceria ainda mais e ganharia mais força. Fica como um ciclo vicioso, o qual , ao meu ver, é bom para todo mundo, os clubes ganham, o torcedor ganha e o futebol brasileiro ganha. Claro que para isso acontecer os clubes envolvidos tem que querer e se empenhar para tal.
O outro grande problema é a questão de calendário. Como fazer para encaixar os jogos nesse nosso calendário tão apertado? Simples, ao invés de por um time alternativo para disputar a Primeira Liga, poria um tima alternativo para disputar o CAMPEONATO BRASILEIRO. Eu sei que muitos não vão gostar dessa sugestão e serão totalmente contra por ela ser " radical " assim, mas ao se poupar no Brasileiro para disputar a Copa da Primeira Liga o clube enfraquece a competição da CBF e valoriza a Liga, ou seja, mais um ponto ai.
Um adendo que gostaria de fazer, não acho que a competição precisa mudar o jeito que é, o modelo que está com divisão de grupos e depois decisão no mata, para mim está bom. Porem se, com o passar dos anos, o campeonato brasileiro ficar  enfraquecido o suficiente, acho que valerá a pena da Liga criar uma competição de pontos corridos e outras de mata-mata, no estilo que é no Reino Unido.
Enfim, com o assunto de Primeira Liga no ar me senti na obrigação de falar e propor melhorias em prol do movimento, espero que isto chegue á quem ou " aos quens " mandam no futebol e/ou a grande imprensa. Se você concorda ou discorda, deixe sua opinião aqui em baixo e compartilhe com seus amigos, vai que isso chega para grande imprensa. Até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

I have a dream: Copa Verde

Parece que o blog virou só essa série, risos, mas é como falei na apresentação dela, eu gasto muito tempo pensando nesses trem. A competição da vez, como já diz o título, é a Copa Verde. Uma das competições mais largadas da CBF, só não é a mais largada porque existe (ou não)o brasileiro de aspirantes. A Copa Verde é uma competição criada para ajudar e desenvolver o futebol nas regiões/praças menos desenvolvidas, com menos representatividade nas três primeiras divisões ou algo assim. Participam times dos estados da região Norte, Centro-oeste e do Espírito Santo. A competição já teve vários formatos, atualmente participam os campeões d cada estado e algumas outras equipes via ranking da CBF , num mata mata direto. Ou seja, temos uma competição de tiro curto e poucos participantes. A sugestão para ela seria fazer um misto de série D com copa do Brasil, uma fase de grupos e depois mata mata,com algumas equipes participando da competição mais a frente,já no mata mata. Contaria com 4 equipes...

CBF, me escute

O Brasil é o país do futebol, frase muito ouvida por todos nós e em vários contextos diferentes, mas não é bem assim. Dos 40 representantes das séries A e B, temos uma maciça maioria de times das regiões Sul e Sudeste, alguns poucos do Nordeste, 3 do Centro-Oeste e de vez em quando algum do Norte. O que dá para concluir disso? Que temos regiões deficitárias com muito potencial que precisam de ajuda para se desenvolver. E aproveitando que estamos nessa onda de sugestões em prol da melhoria, resolvi fazer esse texto com sugestões à CBF. Atualmente, somos a nação com mais vagas em competições internacionais da América do Sul, sendo 5 vagas diretas para a Libertadores, 2 para a pré-Libertadores e 6 para a Sulamericana. A Copa do Brasil fica com uma vaga direta à Libertadores e o restante das 12 vagas ficam no Campeonato Brasileiro, concentradas e sem uma certa democratização ou representatividade do futebol brasileiro, já que praticamente só times do Sudeste e Sul disputam a série A. ...

Surpresas na volta da NBA

 A liga de basquete mais famosa do mundo voltou, o que não é novidade para quem acompanha aqui o Vai Marcar. Também não é novidade que ela voltou naquela " bolha " em Orlando, mas o desempenho de alguns times é sim uma novidade. Nesse post vamos ressaltar algumas franquias que surpreenderam positivamente e algumas que surpreenderam negativamente. Comecemos pela que mais chamou atenção de todos, Phoenix Suns. O único invicto na bolha , 8-0, o time mais surpreendente de todos, o que mais se desenvolveu e demonstrou melhora, com um Devin Booker muito atuante no jogo e decisivo nós momentos chaves dos jogos. Um time que até o Cameron Payne fez suas bolinhas de 3. Outro time que surpreendeu foi o Portland Trail Blazers, que voltou a jogar o esperado, com Damian Lillard on fire, fazendo até 61 pontos em uma partida. Indiana Pacers, junto com TJ Warren também merece seu destaque, TJ que foi o jogador que mais surpreendeu positivamente. Do lado oeste, Huston Rockets venceu e venceu b...