O Brasil é o país do futebol, frase muito ouvida por todos nós e em vários contextos diferentes, mas não é bem assim. Dos 40 representantes das séries A e B, temos uma maciça maioria de times das regiões Sul e Sudeste, alguns poucos do Nordeste, 3 do Centro-Oeste e de vez em quando algum do Norte. O que dá para concluir disso? Que temos regiões deficitárias com muito potencial que precisam de ajuda para se desenvolver. E aproveitando que estamos nessa onda de sugestões em prol da melhoria, resolvi fazer esse texto com sugestões à CBF.
Atualmente, somos a nação com mais vagas em competições internacionais da América do Sul, sendo 5 vagas diretas para a Libertadores, 2 para a pré-Libertadores e 6 para a Sulamericana. A Copa do Brasil fica com uma vaga direta à Libertadores e o restante das 12 vagas ficam no Campeonato Brasileiro, concentradas e sem uma certa democratização ou representatividade do futebol brasileiro, já que praticamente só times do Sudeste e Sul disputam a série A.
A ideia seria prestigiar as outras competições, mais especificamente a Copa do Nordeste e a Copa Verde, com vagas em competições continentais. A Lampions League ganharia uma vaga na pré-Libertadores e a Verde voltaria a dar vaga a Sulamericana, além de continuarem a dar vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Com esses novos bônus que essas competições ganhariam, o pêso delas aumentaria e assim a possibilidade de aumentar o valor das cotas de televisão também. Possibilidade tal que levaria a melhora financeira desses clubes, entrando naquele ciclo, levando a times mais competitivos, que rendem mais dinheiro e por aí vai.
Teria a opção de premiar, com vagas, os vice colocados das copas do Brasil, Nordeste e Verde (aí o campeão da interregional ganharia vaga na pré-Libertadores e todos os vices na Sula), mas isso entra em outra discussão.
E aí, o que achou dessa ideia? Comente aqui embaixo! Têm alguma outra ideia que beneficiaria o nosso futebol? Comente também. Alguma outra sugestão para textos? Manda aí!
Comentários
Postar um comentário