Pular para o conteúdo principal

Sugestão de reforma do estadual

Há um tempo atrás fizemos um texto sugerindo algumas mudanças, algumas ações em prol de uma melhora do futebol interiorano.  Este texto aqui pode ser considerado uma continuação ou uma idéia paralela.

Como no outro texto, usaremos de base o campeonato mineiro, que hoje consiste em Módulo 1, Módulo 2 e Segunda divisão. Os dois módulos com 12 equipes  e a segunda divisão varia , já que o número de participantes não é fixa. 

A sugestão seria de uma reforma,tanto na quantidade de times, quanto no modelo. O Módulo 1 passaria a ter uma redução de 12 para 8 clubes  e o Módulo 2 um acréscimo de 12 para 24 ( 4 que estão no Módulo 1 e 8 que estão na Segunda divisão). Além disso , os dois módulos passariam a ser somente de pontos corridos, com turno e returno. O Módulo 2 ainda teria uma particularidade, seria estilo Olimpíadas, sub 23 com 5 atletas podendo ultrapassar tal idade , porém com uma cláusula que atletas da base não contam nesse limite dos 5.

Ok, mas por que que os clubes aceitariam essas mudanças? Quais as vantagens?  

Vamos lá, para começar a maioria dos clubes teriam mais jogos e mais jogos como mandantes, ou seja, mais renda de bilheteria. No caso dos clubes da capital, teríamos a garantia de mais clássicos e uma data a menos para os finalistas no modelo atual. Para os integrantes do módulo 2 teriam bem mais vantagens, como um calendário cheio, o estímulo para a formação e atuação de atletas da base e, graças ao mecanismo de solidariedade aos clubes formadores feito pela FIFA, uma possibilidade de sobrevivência, já que o campeonato se transformaria em um celeiro de formação de atletas (e por que não de estrelas também).

E as despesas? Como os clubes de interior vão arcar com as despesas de um calendário longo?  Para responder a isso voltemos ao modelo atual. Hoje os clubes não ganham cotas ou premiações da FMF, da federação, mas os clubes do Módulo 1 ganham cotas de televisão. Cruzeiro e Atlético ganham por volta de 14 milhões cada, América 4 milhões e cada um dos outros nove integrantes ganham 1 milhão. Como a sugestão é diminuir os número de clubes do Módulo 1 de 12 para 8 , 4 milhões "sobrariam". Esses 4 milhões com mais 2 milhões, que poderiam ser obtidos através de negociações e/ou venda dos direitos do Módulo 2, possibilitariam todos os clubes do Módulo 2 ganharem 250 mil reais. Além disso, um patrocínio que garantisse a logística das equipes também poderia ser negociado.

Enfim, o contrato dos direitos do campeonato mineiro se encerrou, teremos reuniões e conversas para a venda do próximo triênio, seria um bom momento para tentar essa reforma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

I have a dream: Copa Verde

Parece que o blog virou só essa série, risos, mas é como falei na apresentação dela, eu gasto muito tempo pensando nesses trem. A competição da vez, como já diz o título, é a Copa Verde. Uma das competições mais largadas da CBF, só não é a mais largada porque existe (ou não)o brasileiro de aspirantes. A Copa Verde é uma competição criada para ajudar e desenvolver o futebol nas regiões/praças menos desenvolvidas, com menos representatividade nas três primeiras divisões ou algo assim. Participam times dos estados da região Norte, Centro-oeste e do Espírito Santo. A competição já teve vários formatos, atualmente participam os campeões d cada estado e algumas outras equipes via ranking da CBF , num mata mata direto. Ou seja, temos uma competição de tiro curto e poucos participantes. A sugestão para ela seria fazer um misto de série D com copa do Brasil, uma fase de grupos e depois mata mata,com algumas equipes participando da competição mais a frente,já no mata mata. Contaria com 4 equipes...

CBF, me escute

O Brasil é o país do futebol, frase muito ouvida por todos nós e em vários contextos diferentes, mas não é bem assim. Dos 40 representantes das séries A e B, temos uma maciça maioria de times das regiões Sul e Sudeste, alguns poucos do Nordeste, 3 do Centro-Oeste e de vez em quando algum do Norte. O que dá para concluir disso? Que temos regiões deficitárias com muito potencial que precisam de ajuda para se desenvolver. E aproveitando que estamos nessa onda de sugestões em prol da melhoria, resolvi fazer esse texto com sugestões à CBF. Atualmente, somos a nação com mais vagas em competições internacionais da América do Sul, sendo 5 vagas diretas para a Libertadores, 2 para a pré-Libertadores e 6 para a Sulamericana. A Copa do Brasil fica com uma vaga direta à Libertadores e o restante das 12 vagas ficam no Campeonato Brasileiro, concentradas e sem uma certa democratização ou representatividade do futebol brasileiro, já que praticamente só times do Sudeste e Sul disputam a série A. ...

Surpresas na volta da NBA

 A liga de basquete mais famosa do mundo voltou, o que não é novidade para quem acompanha aqui o Vai Marcar. Também não é novidade que ela voltou naquela " bolha " em Orlando, mas o desempenho de alguns times é sim uma novidade. Nesse post vamos ressaltar algumas franquias que surpreenderam positivamente e algumas que surpreenderam negativamente. Comecemos pela que mais chamou atenção de todos, Phoenix Suns. O único invicto na bolha , 8-0, o time mais surpreendente de todos, o que mais se desenvolveu e demonstrou melhora, com um Devin Booker muito atuante no jogo e decisivo nós momentos chaves dos jogos. Um time que até o Cameron Payne fez suas bolinhas de 3. Outro time que surpreendeu foi o Portland Trail Blazers, que voltou a jogar o esperado, com Damian Lillard on fire, fazendo até 61 pontos em uma partida. Indiana Pacers, junto com TJ Warren também merece seu destaque, TJ que foi o jogador que mais surpreendeu positivamente. Do lado oeste, Huston Rockets venceu e venceu b...