Pular para o conteúdo principal

Por que há uma uma demora na adesão ao basquete ?

A NBA Brasil vem se expandindo cada vez mais, com transmissões gratuitas na TV aberta (Band), YouTube e agora na Twitch, há um tempinho saiu uma notícia de que a Band já teria conseguido uns 100 milhões de reais de patrocínio com a NBA nesses playoffs tivemos mais de cem mil pessoas simultâneas assistindo a um jogo sete no YouTube. Tantos números, tantas cifras assim em um esporte que nem é popular aqui. E esse aumento todo me faz lembrar um questionamento que sempre me faço, por que há uma demora da adesão ao basquete aqui no Brasil ?  

Ao longo do tempo, vários grandes clubes já tiveram equipes de basquete e agora temos uma liga que parece ser e estar organizada, mas o basquete nunca deixou de ser um esporte de nicho. Por quê? Talvez seja a  falta de clubes de grandes centros. A capital mineira, por exemplo, só tem o Minas disputando o NBB, a gaúcha não tem nenhum representante. Dos clubes que movimentam mais gente, do tal clube dos 13 do futebol,  só São Paulo, Corinthians e Flamengo  disputam a elite do basquete nacional e pouco mais que isso têm departamento de basquete em atividade.

Argumentar que o esporte não é rentável pode ser uma justificativa. Não sei os números que o NBB movimenta e talvez nos encontremos em uma crescente, mas não é a impressão que tenho.

A seleção brasileira jogou agora nesse  pré olímpico que passou e não teve uma audiência dessas de cem mil. Não vi, nem fiquei sabendo que houve uma alta procura dos jogos ou algo do tipo, ficou mais no nicho mesmo. Isso me fez pensar que talvez essa crescente nos números não demonstrem um aumento de interesse em basquete e sim na NBA. Mais ou menos como é com o futebol, a maioria gosta e assiste o futebol masculino e não futebol, tanto que os números do feminino são sempre mais baixos.

Esse texto não é um texto que irá propor soluções ou buscar entender a situação e explicar o porquê da não difusão do basquete - era até a intenção inicial dele, e buscar respostas e entrevistas - , não.  Esse texto é mais para levantar o questionamento, por o assunto na roda, para talvez num futuro (tomara que próximo) possamos dizer o porque e o como fazer o basquete popular por aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

I have a dream: Copa Verde

Parece que o blog virou só essa série, risos, mas é como falei na apresentação dela, eu gasto muito tempo pensando nesses trem. A competição da vez, como já diz o título, é a Copa Verde. Uma das competições mais largadas da CBF, só não é a mais largada porque existe (ou não)o brasileiro de aspirantes. A Copa Verde é uma competição criada para ajudar e desenvolver o futebol nas regiões/praças menos desenvolvidas, com menos representatividade nas três primeiras divisões ou algo assim. Participam times dos estados da região Norte, Centro-oeste e do Espírito Santo. A competição já teve vários formatos, atualmente participam os campeões d cada estado e algumas outras equipes via ranking da CBF , num mata mata direto. Ou seja, temos uma competição de tiro curto e poucos participantes. A sugestão para ela seria fazer um misto de série D com copa do Brasil, uma fase de grupos e depois mata mata,com algumas equipes participando da competição mais a frente,já no mata mata. Contaria com 4 equipes...

CBF, me escute

O Brasil é o país do futebol, frase muito ouvida por todos nós e em vários contextos diferentes, mas não é bem assim. Dos 40 representantes das séries A e B, temos uma maciça maioria de times das regiões Sul e Sudeste, alguns poucos do Nordeste, 3 do Centro-Oeste e de vez em quando algum do Norte. O que dá para concluir disso? Que temos regiões deficitárias com muito potencial que precisam de ajuda para se desenvolver. E aproveitando que estamos nessa onda de sugestões em prol da melhoria, resolvi fazer esse texto com sugestões à CBF. Atualmente, somos a nação com mais vagas em competições internacionais da América do Sul, sendo 5 vagas diretas para a Libertadores, 2 para a pré-Libertadores e 6 para a Sulamericana. A Copa do Brasil fica com uma vaga direta à Libertadores e o restante das 12 vagas ficam no Campeonato Brasileiro, concentradas e sem uma certa democratização ou representatividade do futebol brasileiro, já que praticamente só times do Sudeste e Sul disputam a série A. ...

Surpresas na volta da NBA

 A liga de basquete mais famosa do mundo voltou, o que não é novidade para quem acompanha aqui o Vai Marcar. Também não é novidade que ela voltou naquela " bolha " em Orlando, mas o desempenho de alguns times é sim uma novidade. Nesse post vamos ressaltar algumas franquias que surpreenderam positivamente e algumas que surpreenderam negativamente. Comecemos pela que mais chamou atenção de todos, Phoenix Suns. O único invicto na bolha , 8-0, o time mais surpreendente de todos, o que mais se desenvolveu e demonstrou melhora, com um Devin Booker muito atuante no jogo e decisivo nós momentos chaves dos jogos. Um time que até o Cameron Payne fez suas bolinhas de 3. Outro time que surpreendeu foi o Portland Trail Blazers, que voltou a jogar o esperado, com Damian Lillard on fire, fazendo até 61 pontos em uma partida. Indiana Pacers, junto com TJ Warren também merece seu destaque, TJ que foi o jogador que mais surpreendeu positivamente. Do lado oeste, Huston Rockets venceu e venceu b...