Pular para o conteúdo principal

Um passo pra trás para um salto para frente

Já estamos na reta final dos estaduais e toda vez, vem os mesmos questionamentos: Os campeonatos não são muito fracos? Tem de acabar? Por que que os times de série A ainda disputam isso? Bom, eu tenho uma sugestão e para isso vou pegar o campeonato mineiro como base, porque é o que eu mais acompanho.

A ideia é que os clubes grandes/com maior poderio econômico, Cruzeiro, Atlético e até o América, e a Federação Mineira (FMF), darem, mais ajuda aos times do interior em busca de um campeonato com um maior nível e, portanto, um campeonato mais disputado e valioso. E como seria essa ajuda?

Primeiramente, com as divisões de cotas de televisão mais igualitárias (só aí já faria uma boa diferença). Outra medida, seria os clubes da capital passarem a emprestar bons atletas que não serão aproveitados, como os do sub 23 por exemplo, para os outros participantes do campeonato (o que daria experiência e rodagem para esses atletas e jogadores de qualidade para os interioranos, o que seria bom para ambos os lados) . A Federação, também, passaria a cobrar e realizar cursos, para os dirigentes, de administração e de promoção da categoria da base (visto que acredito que o grande salvador desses clubes será a base).

Eu sei que com essas medidas, os grandes terão prejuízo no começo e como "medida paleativa" eles poderiam se juntar e negociarem juntos com a televisão buscando aumentar o valor total de cotas, mais ou menos como acontece hoje no campeonato brasileiro, em que ocorre uma divisão mais igualitária.

Com essas sugestões, a perspectiva é de melhora da competitividade a médio e longo prazo e com isso abre a possibilidade de cobrar mais pela transmissão, com mais dinheiro se faz melhores times e aí começa um ciclo vicioso de crescimento. Sem contar que com esse "esquema" a possibilidade dos times passarem a ter relevância nacional aumenta muito ( e aí aumenta mais ainda a chance de valorizar o campeonato).

Enfim, fica aí a dica e se você também tem uma ideia para melhorar o nível desses campeonatos, deixe aí nos comentários. Se tem uma sugestão de tema deixe aí também. Ah e desculpa por ter sumido por um tempo, eu vou (tentar novamente) não sumir de novo e manter uma certa regularidade aqui, então até a próxima.

Comentários

  1. Acho que também serviria para o campeonato alemão e francês , e vcs?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

I have a dream: Copa Verde

Parece que o blog virou só essa série, risos, mas é como falei na apresentação dela, eu gasto muito tempo pensando nesses trem. A competição da vez, como já diz o título, é a Copa Verde. Uma das competições mais largadas da CBF, só não é a mais largada porque existe (ou não)o brasileiro de aspirantes. A Copa Verde é uma competição criada para ajudar e desenvolver o futebol nas regiões/praças menos desenvolvidas, com menos representatividade nas três primeiras divisões ou algo assim. Participam times dos estados da região Norte, Centro-oeste e do Espírito Santo. A competição já teve vários formatos, atualmente participam os campeões d cada estado e algumas outras equipes via ranking da CBF , num mata mata direto. Ou seja, temos uma competição de tiro curto e poucos participantes. A sugestão para ela seria fazer um misto de série D com copa do Brasil, uma fase de grupos e depois mata mata,com algumas equipes participando da competição mais a frente,já no mata mata. Contaria com 4 equipes...

CBF, me escute

O Brasil é o país do futebol, frase muito ouvida por todos nós e em vários contextos diferentes, mas não é bem assim. Dos 40 representantes das séries A e B, temos uma maciça maioria de times das regiões Sul e Sudeste, alguns poucos do Nordeste, 3 do Centro-Oeste e de vez em quando algum do Norte. O que dá para concluir disso? Que temos regiões deficitárias com muito potencial que precisam de ajuda para se desenvolver. E aproveitando que estamos nessa onda de sugestões em prol da melhoria, resolvi fazer esse texto com sugestões à CBF. Atualmente, somos a nação com mais vagas em competições internacionais da América do Sul, sendo 5 vagas diretas para a Libertadores, 2 para a pré-Libertadores e 6 para a Sulamericana. A Copa do Brasil fica com uma vaga direta à Libertadores e o restante das 12 vagas ficam no Campeonato Brasileiro, concentradas e sem uma certa democratização ou representatividade do futebol brasileiro, já que praticamente só times do Sudeste e Sul disputam a série A. ...

Surpresas na volta da NBA

 A liga de basquete mais famosa do mundo voltou, o que não é novidade para quem acompanha aqui o Vai Marcar. Também não é novidade que ela voltou naquela " bolha " em Orlando, mas o desempenho de alguns times é sim uma novidade. Nesse post vamos ressaltar algumas franquias que surpreenderam positivamente e algumas que surpreenderam negativamente. Comecemos pela que mais chamou atenção de todos, Phoenix Suns. O único invicto na bolha , 8-0, o time mais surpreendente de todos, o que mais se desenvolveu e demonstrou melhora, com um Devin Booker muito atuante no jogo e decisivo nós momentos chaves dos jogos. Um time que até o Cameron Payne fez suas bolinhas de 3. Outro time que surpreendeu foi o Portland Trail Blazers, que voltou a jogar o esperado, com Damian Lillard on fire, fazendo até 61 pontos em uma partida. Indiana Pacers, junto com TJ Warren também merece seu destaque, TJ que foi o jogador que mais surpreendeu positivamente. Do lado oeste, Huston Rockets venceu e venceu b...