É amigos, mal começou e já acabou mais um turno do Campeonato Brasileiro. Turno qual teve muitas surpresas, como o Corinthians líder como está, São Paulo com bastante dificuldade para sair daquela zona incômoda, Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro fazendo campanhas pífias e decepcionantes.
O que consegui tirar de "lição" dele é que o futebol brasileiro está em um processo de mudança de um futebol onde se propunha o jogo, com bola no chão e jogadas trabalhadas para um jogo reativo, qual as equipes preferem dar a bola ao adversário, se retrair e partir no contra-ataque. Mudança a qual acredito que faz parte, mas não gosto, pois estaríamos abrindo mão de um jeito de jogar que sempre foi nossa característica e, junto com a criatividade de nossos atletas, nosso diferencial em relação aos outros.
Outra "lição" que se tira é que os dirigentes continuam a não aprender e ficam demitindo repetidamente os técnicos dos times. O mais recente foi o Zé Ricardo, do Flamengo, que depois da derrota de ontem por 2 a 0 para o Vitória em plena Ilha do Urubu. Até acho que em alguns casos se é preciso e necessário uma mudança de comando na equipe, mas esses casos são minoria.
Peguemos o Bahia como exemplo, estava muito bem de desempenho e de resultados com o Guto Ferreira, ai o Inter chega e o contrata, fazendo com que o Tricolor de Aço troque de comandante e contrate Jorginho para o cargo. Com ele o time cai, tanto na tabela como no rendimento em campo. Jorginho caiu e agora tem o técnico interino, Preto Casagrande, no comando. Não é de se espantar ao ver o Bahia lutando para não cair, mesmo que ,na minha opinião, tenha time para ficar mais folgado e brigar por uma vaga na Sul Americana.
Enfim, isso que vi nesse primeiro turno, ainda faltam 19 partidas até o fim, ou seja tem muita coisa para acontecer e espero que as mudanças certas, pelo menos, comecem.
Comentários
Postar um comentário