Pular para o conteúdo principal

Análise do Turno

É  amigos, mal começou e já acabou mais um turno do Campeonato Brasileiro. Turno qual teve muitas surpresas, como o Corinthians líder como está, São Paulo com bastante dificuldade para sair daquela zona incômoda, Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro fazendo campanhas pífias e decepcionantes.

O que consegui tirar de "lição" dele é que o futebol brasileiro está em um processo de mudança de um futebol onde se propunha o jogo, com bola no chão e jogadas trabalhadas para um jogo reativo, qual as equipes preferem dar a bola ao adversário, se retrair e partir no contra-ataque. Mudança a qual acredito que faz parte, mas não gosto, pois estaríamos abrindo mão de um jeito de jogar que sempre foi nossa característica e, junto com a criatividade de nossos atletas, nosso diferencial em relação aos outros.
Outra "lição" que se tira é que os dirigentes continuam a não aprender e ficam demitindo repetidamente os técnicos dos times. O mais recente foi o Zé Ricardo, do Flamengo, que depois da derrota  de ontem por 2 a 0 para o Vitória em plena Ilha do Urubu. Até acho que em alguns casos se é preciso e necessário uma mudança de comando na equipe, mas esses casos são minoria.
Peguemos o Bahia como exemplo, estava muito bem de desempenho e de resultados com o Guto Ferreira, ai o Inter chega e o contrata, fazendo com que o Tricolor de Aço troque de comandante e contrate Jorginho para o cargo. Com ele o time cai, tanto na tabela como no rendimento em campo. Jorginho caiu e agora tem o técnico interino, Preto Casagrande, no comando. Não é de se espantar ao ver o Bahia lutando para não cair, mesmo que ,na minha opinião, tenha time para ficar mais folgado e brigar por uma vaga na Sul Americana.

Enfim, isso que vi nesse primeiro turno, ainda faltam 19 partidas até o fim, ou seja tem muita coisa para acontecer e espero que as mudanças certas, pelo menos, comecem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

I have a dream: Copa Verde

Parece que o blog virou só essa série, risos, mas é como falei na apresentação dela, eu gasto muito tempo pensando nesses trem. A competição da vez, como já diz o título, é a Copa Verde. Uma das competições mais largadas da CBF, só não é a mais largada porque existe (ou não)o brasileiro de aspirantes. A Copa Verde é uma competição criada para ajudar e desenvolver o futebol nas regiões/praças menos desenvolvidas, com menos representatividade nas três primeiras divisões ou algo assim. Participam times dos estados da região Norte, Centro-oeste e do Espírito Santo. A competição já teve vários formatos, atualmente participam os campeões d cada estado e algumas outras equipes via ranking da CBF , num mata mata direto. Ou seja, temos uma competição de tiro curto e poucos participantes. A sugestão para ela seria fazer um misto de série D com copa do Brasil, uma fase de grupos e depois mata mata,com algumas equipes participando da competição mais a frente,já no mata mata. Contaria com 4 equipes...

CBF, me escute

O Brasil é o país do futebol, frase muito ouvida por todos nós e em vários contextos diferentes, mas não é bem assim. Dos 40 representantes das séries A e B, temos uma maciça maioria de times das regiões Sul e Sudeste, alguns poucos do Nordeste, 3 do Centro-Oeste e de vez em quando algum do Norte. O que dá para concluir disso? Que temos regiões deficitárias com muito potencial que precisam de ajuda para se desenvolver. E aproveitando que estamos nessa onda de sugestões em prol da melhoria, resolvi fazer esse texto com sugestões à CBF. Atualmente, somos a nação com mais vagas em competições internacionais da América do Sul, sendo 5 vagas diretas para a Libertadores, 2 para a pré-Libertadores e 6 para a Sulamericana. A Copa do Brasil fica com uma vaga direta à Libertadores e o restante das 12 vagas ficam no Campeonato Brasileiro, concentradas e sem uma certa democratização ou representatividade do futebol brasileiro, já que praticamente só times do Sudeste e Sul disputam a série A. ...

Surpresas na volta da NBA

 A liga de basquete mais famosa do mundo voltou, o que não é novidade para quem acompanha aqui o Vai Marcar. Também não é novidade que ela voltou naquela " bolha " em Orlando, mas o desempenho de alguns times é sim uma novidade. Nesse post vamos ressaltar algumas franquias que surpreenderam positivamente e algumas que surpreenderam negativamente. Comecemos pela que mais chamou atenção de todos, Phoenix Suns. O único invicto na bolha , 8-0, o time mais surpreendente de todos, o que mais se desenvolveu e demonstrou melhora, com um Devin Booker muito atuante no jogo e decisivo nós momentos chaves dos jogos. Um time que até o Cameron Payne fez suas bolinhas de 3. Outro time que surpreendeu foi o Portland Trail Blazers, que voltou a jogar o esperado, com Damian Lillard on fire, fazendo até 61 pontos em uma partida. Indiana Pacers, junto com TJ Warren também merece seu destaque, TJ que foi o jogador que mais surpreendeu positivamente. Do lado oeste, Huston Rockets venceu e venceu b...